Montesp: Locação - Gerador

Dúvidas Frequentes

O que é um gerador?

Basicamente é um conjunto composto de um motor estacionário movido a óleo diesel acoplado mecanicamente a um dínamo, que transforma o movimento circular do eixo do motor girando em uma velocidade constante 1800 RPM (60hz) e 1500 RPM (50hz).

Para que serve um gerador?

A finalidade principal é fornecer energia elétrica em regime de emergência quando concessionárias de energia não podem realizar o fornecimento devido a estrutura local não estar pronta ou a potência necessária estar acima da disponível.

O custo da energia elétrica do gerador é igual a da concessionária?

Normalmente o valor da energia fornecida pela concessionária é inferior ao produzido por um gerador.

O que vale mais a pena, comprar ou locar um gerador?

Isto dependera da necessidade, ou seja, se o uso for temporário valera a pena à locação, visto o valor para realização da aquisição de um gerador ser elevado.

Quais são as informações importantes para a locação do gerador?

O que é um gerador com operação manual ou totalmente automática?

A versão com operação manual é a mais utilizada. Nesta versão é necessário habilitar uma pessoa para realizar o procedimento de ligar e desligar o gerador quando for necessária sua utilização, sendo este um procedimento simples, porém deve ser realizado corretamente a fim de evitar problemas graves para as instalações e/ou o equipamento.

Nota: Normalmente a empresa locadora fornece no ato da entrega do gerador todas as explicações necessárias, sendo importante disponibilizar uma pessoa responsável para receber esta orientação.

O que é um gerador com operação totalmente automática?

É um gerador dotado de um sistema micro processado CLP (comando lógico programado) que possibilita ligar e desligar automaticamente o gerador sem intervenção do ser humano. Além do grupo gerador é necessária a instalação de um quadro elétrico chamado de QTA (quadro de transferência automática), este quadro possui um dispositivo eletromecânico que detecta a presença e/ou a falta de energia elétrica na rede, enviando um comando ao CLP do gerador para que este ligue ou desligue.

A versão com operação totalmente automática se aplica normalmente nas instalações definitivas, ou seja, o gerador é próprio, por exemplo, Hospitais, Shopping Center, Hotéis, Motéis, Grandes Hipermercados etc.

A Montesp é uma das poucas empresas que oferece a condição de locação deste equipamento, ofertando o pacote completo com gerador + QTA + supervisão de instalação.

Como faço a manutenção preventiva no gerador?

A manutenção preventiva deve ser realizada a cada 240horas de utilização do gerador e consiste na troca do óleo lubrificante do motor e dos filtros de ar. Esta manutenção normalmente é feita pela Locadora do gerador quando previamente acordada ou pela locatária.

Quando devo realizar a manutenção corretiva no gerador?

Sempre que houver um indicativo de mau funcionamento, ou seja, o grupo gerador possui vários dispositivos de proteção que são automaticamente acionados e quando isto acontece o gerador desliga automaticamente e não permite que seja ligado até que o problema seja corrigido. Porém é necessária mão de obra qualificada para intervir na manutenção corretiva do gerador. O recomendado é que seja acionada a assistência técnica da empresa Locadora.

Quanto tempo é necessário para realização da locação de um gerador?

O período para realização da locação de um gerador é bastante curto. Devido ao valor elevado do equipamento, as empresas locadoras fazem algumas exigências para a aprovação da locação. Mesmo assim é possível locar um gerador em poucas horas, desde que a locatária forneça todos os documentos necessários para a aprovação do cadastro.

O que é necessário para realizar uma locação de gerador?

Basicamente os documentos exigidos são ficha cadastral com referências comerciais bancárias, cópia do contrato social atualizada, cópia da proposta de locação assinada e formulário de endereço preenchido onde constam os dados de cobrança, faturamento e entrega.