Montesp: Locação - Gerador

Notícia

MPE abre inquérito para apurar falhas em gerador de energia do HUT

 O Ministério Público Estadual do Piauí abriu um inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades referentes à precariedade do gerador de energia elétrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O caso é acompanhado pelo promotor Eny Marcos Vieira Pontes que resolveu converter o Procedimento Preparatório de Inquérito Civil em Inquérito Civil Público, pois o procedimento preparatório se encontra com prazo de conclusão esgotado.

Segundo o Ministério Público, a precariedade do gerador de energia elétrica pode estar colocando em risco a saúde dos pacientes. No dia 16 de janeiro deste ano o Ministério Público do Piauí solicitou a abertura de inquérito civil público, após o HUT ficar sem energia depois de uma forte chuva na capital e um dos quatro geradores da unidade de saúde não funcionar. Durante o apagão, uma equipe médica teve que realizar um procedimento cirúrgico com o auxílio da luz de aparelhos celulares e lanternas.

Na época, o diretor administrativo do HUT, Lutércio Medeiros, informou que os quatro geradores do hospital são acionados imediatamente quando há falta de energia. Contudo, nesse dia um dos geradores deixou de funcionar por cerca uma hora devido falha técnica.

Já no dia 16 de março deste ano o hospital ficou sem energia por mais de uma hora, pois os geradores não dispararam. Na ocasião, o diretor Gilberto Albuquerque informou que apenas um gerador não disparou ficando cerca de 15 minutos sem energia. O diretor falou ainda que a Eletrobras Distribuição estava trabalhando na mudança de postes e chaves para interligação de redes e que devido aos testes de fornecimento a energia ficou oscilando.